Como Ajudar Crianças com Problemas de Comportamento Com Aulas de Artes Marciais

 

189827267_d218fa3abe

Na infância, é muito importante o conhecimento e controle do próprio corpo. No entanto, algumas crianças cheias de energia são incapazes de encontrar as vias adequadas para descarregá-la.
Muitas delas vivem em residências pequenas, com pouco espaço para ampliar seus movimentos. Além disso, em muitas cidades as ruas deixaram de ser um espaço ao ar livre seguro, onde a criança pode jogar bola ou brincar com os amigos.

Alguns pais de crianças que costumam fazer movimentos bruscos limitam sua expressão corporal por medo de que elas machuquem a si mesmas ou aos outros.

Nesse caso, uma opção são as aulas de artes marciais, já que seu conceito de não-violência faz com que o corpo seja um meio de defesa e controle dos próprios movimentos, evitando que a criança machuque a si mesma e a outras pessoas.

As artes marciais incentivam o movimento com fundamento, com regras e com sentido, ajudando o aluno a dominar o corpo e, por fim, a respeitá-lo.

Existem diferentes escolas e técnicas marciais, mas o que quero destacar, além do estilo de cada uma delas, é a importância que conferem ao valor do outro.

De fato, as artes marciais incentivam a criança a assumir a responsabilidade de dominar seus impulsos e a se expressar conscientemente por meio do corpo.

Taekwondo_kids_at_China

 

Não se trata dos golpes ou chutes em si. Há crianças que são mais violentas ou que


Isso ocorre por diversos motivos e como cada criança é única e diferente, é preciso analisar como ela se relaciona com a própria família e com as outras pessoas, já que as crianças também agem por repetição e imitação.
possuem uma carga maior de agressividade.

Em geral, o que caracteriza as crianças com problemas de comportamento é a dificuldade que têm se mostrar quem são sem recorrer à força bruta. E isso, em muitos casos, deve-se à baixa autoestima (um assunto que abordamos no artigo sobre assédio infantil).

Aprender a gostar do corpo e perder o medo são outros objetivos básicos das artes marciais. Praticá-las requer muita firmeza de caráter, tranquilidade, controle dos movimentos, tolerância à frustração e perseverança.

As artes marciais são muito mais que um esporte. São práticas em que se pode descarregar a adrenalina, fundamentadas no respeito mútuo e na honra, qualidades e valores necessários nos primeiros anos da infância para que a criança possa chegar à adolescência com maior integridade e consciência de si mesma.

O que devemos aconselhar para as crianças aprenderem a controlar seu corpo e seu comportamento durante as aulas de artes marciais?

– Aprenda a não recorrer à violência como um meio para resolver situações de conflito.

– Todos nós podemos sentir emoções negativas, mas nem por isso as descarregamos indiscriminadamente sobre os outros.

– As artes marciais são um excelente recurso para ajudá-las a controlar seus impulsos.

Se você tiver a possibilidade de matricular seus filhos em uma escola de artes marciais, com o tempo perceberá seus efeitos e benefícios.

 

FONTE: Discovery Kids Brasil

Lic. Alejandra Libenson
Psicóloga e Psicopedagoga
Especialista em Educação, Criança e Infância
Autora do livro “Criando hijos, Creando personas”
http://www.criandohijoscreandopersonas.wordpress.com
Alejandralibenson@hotmail.com

Esse post foi publicado em TaeKwonDo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário